"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quarta-feira, agosto 29

Eleição 2012 - Pastores, ovelhas e lobos

Fernando Jordão - campanha nas igrejas
Fotomontagem (clique para ampliar)

É complicado isso de misturar fé religiosa com campanha política... mas continuando com as candidaturas em Angra - e aproveitando o tema "pastores, ovelhas e lobos" - aqui vão mais alguns nomes interessantes e que me "sugerem" o abuso da fé religiosa dos eleitores:

Candidatos pastores e lobos
clique para ampliar

Apenas uma registrou no TRE a ocupação "Sacerdote ou Membro de Ordem ou Seita Religiosa". Um declarou ocupação "Jardineiro", outro "Comerciante" e três ocupação "Outros". Como não frequento templos religiosos fico na dúvida sobre o tipo de rebanho que estes 5 pastoreiam, mas isso nem vem ao caso. A questão que considero relevante é se o título "Pastor" anexado ao nome tem influência sobre o voto dos eleitores menos esclarecidos.

Sabe-se que grande parte dos eleitores, principalmente onde o voto é obrigatório, chega na urna sem ter escolhido um candidato e acaba votando naquele que lhe deu um "santinho" na esquina. Tanto é assim que essa foi a razão de terem proibido a tal da campanha "boca-de-urna", não é? Acaba escolhendo o nome ou número mais sugestivo dentre os da lista que fica afixada na entrada da seção. Supondo que este eleitor seja um fiel religioso, quem ele escolheria dessa lista? A "Adriana Vaca Brava" ou o "Pastor Fulano de Tal", mesmo sem saber qual deles pode ser na verdade o santo ou o demônio?

Acho até que já tem muito candidato pelo Brasil que nunca entrou num templo religioso e, muito esperto e safado, registra seu nome de urna com o prefixo "Pastor" só para tirar vantagem do crescente número de crentes aqui na terrinha. Isso deveria passar a ser considerado na legislação eleitoral, acho eu.

Pense bem na hora de votar, tem candidato que só quer explorar a crença do eleitor e não passa de um lobo em pele de cordeiro. E muito cuidado com certos lobos em pele de pastor...

- x -

PS. Eu queria dar uma explicação sobre a fotomontagem aí de cima. Tem muito a ver com o que foi dito na postegem. Na segunda-feira, eu vi no Facebook uma foto em que apareciam Fernando Jordão e Aurélio Marques sentados no púlpito de uma igreja, junto com várias pessoas que me pareciam ser pastores. Era uma das fotos no álbum de Elemauro Silva com o título "FERNANDO JORDÃO VISITA IGREJA". Ontem, terça, vi isso no face:

Elemauro Silva
"EU PUBLIQUEI ESTA FOTO ESTE FIM DE SEMANA E PESSOAS QUE ESTAVAM NA FOTO VIERAM ME PROCURAR PEDINDO PARA QUE TIRASSE ESTA FOTO DO FACEBOOK, POIS ESTAVAM SE SENTINDO CONSTRANGIDAS. [...] EU NÃO VOU RETIRAR A FOTO MAS VOU MODIFICAR TODAS, A PEDIDO DAS PESSOAS QUE ESTAVAM NELAS. [...] PEÇO A TODOS OS AMIGOS E AMIGAS QUE DISSEMINARAM A FOTO QUE FAÇAM O MESMO, PARA NÃO CONSTRANGER AINDA MAIS AS PESSOAS E ELAS PODEM QUERER RETRIBUIR ISSO DE UMA FORMA NÃO MUITO AGRADÁVEL."

Fernando Jordão com pastores sem rosto

Como? Pessoas constrangidas por estarem ao lado de Fernando Jordão e Aurélio Marques ou constrangidas porque sabiam que Fernando e Aurélio sentados no púlpito, durante uma campanha eleitoral, era uma atitude - se não ilegal - no mínimo imoral? Foi quando resolvi restaurar "as faces apagadas" e fazer a tal fotomontagem usando também esta, que havia copiado do álbum "Festividades AD Madureira em Jacuecanga" de Elemauro:


Pastores com rosto sem Fernando Jordão

Assim, fica aqui o crédito das fotos para o Elemauro Silva, que não queria constranger ninguém, somente divulgar uma bela festividade que aconteceu em sua igreja, e o crédito da fotomontagem (que não está lá essas coisas) para o Transparência Angra, que só quer mostrar quem é quem nesta cidade sem lei sem respeito ao eleitor.


PS2. Parabéns à Pastora Letícia, que faz aniversário amanhã, 30 de agosto.



14 comentários:

Anônimo disse...

Eu sou um cidadão brasileiro pago meus impostos em dia.É ao mesmo tempo parabenizo o delegado licenciado da policia federal hoje exercendo o gargo de deputado federal Protógenes que combate o colarinho branco á favor do povo.Ao mesmo tempo eu tenho vergonha do nossos ministério publico federal e estadual que não faz nada para combater a corrupção acorda (O POVO NÃO AGUENTA MAIS).

Anônimo disse...

Tangra, esta última "foto" ficou perfeita e reflete bem o espírito deles (FJ e AM), SOMBRIO......
É o próprio capeta visitando a casa de Deus.

Anônimo disse...

A pessoa faz concurso para policial e quer ser VEREADOR.
Estuda para ser médico,engenheiro,professor,funcionário público e quer ser VEREADOR.
Vira essa praga de pastor e quer ser VEREADOR.PRA QUÊ?Pra roubarem e ficarem ricos. Deveria ser como antes,ninguém ganharia porra nenhuma,aí´não teria 10 candidatos à essa merda de vereador.
Não é a toa que o cretino do amilcar quer empurrar a filha dele.Está mais rejeitada do que o capeta.
E a juliana?Secretária de esportes,que não existe em angra.Já trocou de carrão.BANDIDOS SAFADOS.

Anônimo disse...

O povo não é bobo o dinheiro do Fernando Jordão não irá comprar as eleições.

ex-fiel. disse...

O DEMÔNIO COLETOR IRÁ PERSEGUIR ESTES HOMENS QUE NÃO DIGNOS DE SEREM CHAMADOS DE PASTORES.ELES TEM A CHAVE QUE GUARDA A PORTA DO INFERNOS.PRINCIPALMENTE OS PASTORES ELIABE,PIMENTA,JOSIAS,ESSES SÃO CORDEIROS EM PELE DE LOBO.
.

Anônimo disse...

Não é só nesta igreja infelismente temos que engolir estes pulhas. Acordo é acordo.

Anônimo disse...

Para com isso, quem mais se nevolveu com religião foi o PT, que loteou as igrejas catolicas para conseguir votos, e o que que tem o FJ e o AM estarem em uma igreja evangelica, pior e acobertar em seu cabinete pessoas que fazem coisas erradas, como a candidata fez.

Anônimo disse...

CARGO COMISSIONADO DA PMAR É =FUTUROS MENDIGOS MORIBUNDOS E PORCOS FAMINTOS,NUNCA ESQUECEREI ESTA FRASE.AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAH,TOMA SEUS PÚSTULAS.

Anônimo disse...

É o Sinal dos Tempos. Os demônis estão invadi=ndo as igrejas. Fora corruptos, fichas sujas, aliciadores de cristãos.

Anônimo disse...

A Comunidade que mora no Morro da Gloria nos prédios residenciais novos que foram doados em razão da perda de suas casas, estão passando grandes dificuldades em razão da falta d'água de mais de 3 dias no local, e o fato mais incrível que aconteceu hoje na comunidade foi a chegada de dois (02) caminhões de água para serem injetadas no reservatório para resolver o problema. O santo milagroso que resolveu o problema e estava sendo até bem divulgado no local se chama Vereador "Zé Maria", cujo o qual fez uma solicitação a Secretaria de Obras e foi atendido. Bom até ai, mesmo sendo um crime eleitoral os moradores estavam satisfeitos até perceberem que o caminhão que estava trazendo o liquido precioso era um caminhão "combinado", ou seja, transporta água e esgoto juntos... Quando perceberam isso houve um rebuliço geral, e além dos moradores, estava também um representante "Cargo Comissionado" do Saae, o Sr. Abdias que a tudo assistia. Fica a pergunta? Essa água não é somente para molhar a grana e plantas das praças de Angra? Essa água contaminada não pode causar várias doenças graves como hepatite? Por que foi permitido fazer essa maldade com os moradores da localidade? O Sr. "Zé Maria, Sr. Marcatti e o Sr. Tuca Jordão" beberia essa água? Coisas que só acontece aqui em Angra dos Reis....

Anônimo disse...

a filha do dinis ex procuradora e o advogado maklarem montaram escritorio para beneficiar empresas com processo com a prefeitura ele foi expulso da procuradoria e mandado para a defesa civil alo MP tem que investigar todos os processo que este dois corruptos usurpadores de dinheiro publico fizeram na procuradoria

Anônimo disse...

"Vindes comigo que vos fareis pescadores de homens".
Depois q o Brasil se "redemocratizou", o q cresceu de igrejas e pastores não tá na Bíblia.
Fiéis são voto de cabresto. Pega os votos dos crentes e depois bota uns milhões naquela Expo-Cristã e mais uma série de favores, cargos, indicações, vantagens e mais outras coisas q rolarem. 1/3 do poder de Angra está na mão dos evangélicos, principalmente das Assembléias de Deus.

Anônimo disse...

pequenas igrejas, grandes negócios.....

Anônimo disse...

E daí, ficaram com inveja!!! "Os fiéis não são mais bobos" mesmo!!! se votamos, queremos infraestrutura para Expo!!!