"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

terça-feira, março 22

Chorume do Lixão do Ariró

O Lixão do Ariró, vulgo Aterro Sanitário Celular dos Ariró, está um nojo. Vazando chorume, poluindo o Rio Vermelho e a cachoeira, transformando a estrada num lamaçal fedorento e acabando com a saúde e o sossego dos moradores e de quem passa por ali.

É novela antiga, começou com Fernando Jordão, o pior de todos. Está escrito no site da PMAR (onde está [pois] leia-se "pôs"):
"Projeto inaugurado pelo Prefeito Fernando Jordão, no dia 19 de Dezembro de 2001, realizado no Lixão do Ariró, que mudou o quadro encontrado e [pois] fim aos incontáveis anos de desleixo e o mais profundo desrespeito com a comunidade do Município de Angra dos Reis."

Conversa fiada, o dinheiro sumiu e o lixão cresceu. Em 2 de janeiro de 2009 um dos primeiríssimos e serem nomeados no desgoverno de Tuca Jordão foi Fábio Jordão Nóbrega para o Cargo em Comissão de Coordenador de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal do Marco Aurélio (SMA), CC-4.

Em 18 de agosto de 2010 recebemos o seguinte comentário:
Anônimo em "Mais um Pouco de Lixo":
"Olá estou ak pois estou revoltada com essa situação; já fiz de tuuuuudo para resolver ... fui no Meio Ambiente, aquele fdp disse que não poderia fazer nada; então o que ele esta fazendo lá? servindo de enfeite? é uma pouca vergonha ... eu sou moradora do Ariró ... a cachoeira esta poluída ... e vão colocar o lixão para o outro lado ... para poluir a parte de cima ... segundo eles já foi liberado pelo INEA ... e urubu, e rato, moscas ... e nós moradores como ficamos ... e principalmente a natureza ... estão acabando com aquela área ... já derrubaram várias árvores ... pelo amor de Deus me ajudem, não deixem isso acontecer ... eu vou colocar na TV Rio Sul ... já dei entrada no Ministério Público ... vou ligar para TV Globo e Record ... se puderem divulguem a situação real "aterro sanitario" na verdade um lixão a céu aberto ... se puderem vão ver com os próprios olhos."

E a TV RioSul fez a seguinte reportagem confirmando tudo, em 9 de setembro:




Em 13 de outubro de 2010 o Blog do Vereador Cordeiro também denunciou a poluição do Rio Vermelho:

Mas ficou só nisso, absolutamente nada de concreto foi feito para resolver o problema, conforme testemunho neste comentário de antes de ontem:
Anônimo, 19/mar 11:02 em "O Grande Mentecapto":
"É, esses lambões da prefeitura só fazem m... vocês têm que ver a lambança que tá aquele aterro sanitário do Ariró, é chorume e lama podre pra todos os lados, nós moradores estamos passando um sufoco que dias de chuva, não conseguimos passar a pé e nem de carro.
Temos muitas crianças querendo ir para escola e não conseguem passar, temos moradores com problema visual, e como fica isso?
Cadê nossas autoridades para verem isso? O dinheiro tampou os olhos, ouvidos e a boca deles!"

A reportagem da TV RioSul confirma que um abaixo assinado com a denúncia foi entregue ao Ministério Público, mas foi em agosto/setembro e houve mudança no MP de Tutela Coletiva em outubro, com a substituição da Dra. Ana Carolina pelo Dr Sidey Rosa. Isso pode ter confundido o andamento.

Como todo mundo "cagou e andou" (desculpem a expressão) para o problema dos moradores do Ariró, depois de "anos de desleixo e o mais profundo desrespeito com a comunidade do Município de Angra dos Reis" vamos encaminhar nova denúncia para a Ouvidoria do MP e daremos o número do protocolo aqui no Transparência Angra para que todos possam acompanhar o caso. É tudo o que podemos fazer frente a tanto descaso.

PS. Será que resolverão tudo presenteando os moradores que aparecem na reportagem com um Cargo Comissionado ou cestas básicas?

5 comentários:

Anônimo disse...

vai ficar pior, a locant tambem esta recolhendo lixo de rio claro, adivinha para aonde vai esse lixo.o dr raul ja acertou com tuca,a vinda do lixo para o ariro.

Anônimo disse...

O DONO DA EMPRESA LOCANTY,QUE TEM O NOME DE JOAO,É PADRINHO DAS FINHAS DO EX PREFEITO FERNANDO JORDAO,COMO QUE VOCES ACHAM QUE VAI ACABAR ISTO?VOU DIZER!ACABANDO COM O ARIRÓ,E COM A SAUDE DOS MORADORES DE LÁ!AINDA TEM MAIS,O ATUAL PREFEITO ESTA REVOLTADO QUE A PARTE DA ARRECADAÇAO DO LIXO AINDA FICA COM O EX PREFEITO,O FERNANDINHO DE ANGRA,ISTO FOI COMBINADO ANTES DE O TUKA SER PREFEITO,ACORDADO E CUMPRIDO ATE AGORA,AGUARDEM QUE A PREFEITURA IRÁ DESPROPRIAR ESTE EMPREENDIMENTO DE ATERRO SANITARIO NO ARIRÓ,DIZEM AS BOCAS GRAUDAS QUE O PREÇO JA FOI FIXADO EM 200 MILHOES DE REAIS,DUZENDOS MILHOES DE REAIS,ISTO SERA DIVIDIDO ENTRE O FERNANDO JORDÃO,JOAO DA LOCANTY E PEDRO ESTES DOIS IRMÃOS E DONOS DA LOCANTY E UMA PEQUENA PARTE PARA O BENTO E O TUKA JORDAO,AGUARDEM QUEM VIVER VERÁ!

Anônimo disse...

ANGRA DOS REIS ESTA PERDIDA E SEM LEI!

Anônimo disse...

NOS NORADORES DO ARIRÓ,CONVIDAOS A TODOS A VIREM AQUI VER A VERGONHA E O DESRESPEITO A COMUNIDADE E AO NEIO AMBIENTE!QUEM PODE NOS AJUDAR,POR FAVOR TANGRA,FAÇA ALGUMA COISA!POR FAVOR!!!!

Anônimo disse...

gente é um absurdo mesmo! temos que nos mexer chamar a tv, o jornal bombeiros , helicopteros seilá "tirar a roupa"... o que não podemos é deixar a cachoeira ser contaminada, isso é um crime irreparável!