"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quarta-feira, outubro 27

Animal Farm - George Orwell

O animais da fazenda eram explorados pelo dono, Mr. Jones. Cada vez mais trabalho em troca de cada vez menos comida. Quando os animais envelheciam - ou a produtividade diminuia - eram sacrificados ou iam para a panela. Só Major, porco premiado em exposições, tinha suas "bistecas" poupadas.

Major tinha um sonho, que partilhava com os outros animais: governarem-se a si próprios, sem serem explorados pelos homens. Os animais ficavam extasiados com a possibilidade de igualdade e prosperidade que teriam livrando-se dos humanos.

Logo depois Major morreu de velho e dois jovens e astutos porcos assumiram seu lugar: Bola-de-neve e Napoleão. Começaram a tramar em segredo uma revolução dos bichos.

Um dia Mr. Jones embebedou-se e foi dormir sem dar ração aos bichos. E deu-se a revolução.

Os porcos eram os mais inteligentes, assumiram o comando da fazenda, que passou a chamar-se Fazenda dos Bichos, e instituiram os 7 novos mandamentos:
1. Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.
2. Qualquer coisa que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo.
3. Nenhum animal usará roupas.
4. Nenhum animal dormirá em cama.
5. Nenhum animal beberá álcool.
6. Nenhum animal matará outro animal.
7. Todos os animais são iguais.

Para os animais menos inteligentes os porcos resumiram esses 7 mandamentos numa frase: "Quatro pernas bom, duas pernas ruim".

Bola-de-neve passava seu tempo melhorando as condições de vida de todos na fazenda. Enquanto isso, Napoleão treinava às escondidas uma matilha de cães ferozes, que usou para expulsar Bola-de-neve e para intimidar os outros animais.

Napoleão - com sua feroz matilha - é declarado líder por unanimidade e passou morar na antiga casa do Mr. Jones. Começou a negociar com os humanos, que elogiavam a produtividade e os baixos custos da fazenda, pois os outros animais passaram a trabalhar duro em troca de rações cada vez menores.

Napoleão modificou alguns dos mandamentos:
4. Nenhum animal dormirá em cama "com lençóis".
5. Nenhum animal beberá álcool "em excesso".
6. Nenhum animal matará outro animal "sem motivo".
7. Todos os animais são iguais "mas alguns são mais iguais que os outros".

Os animais já nem se lembravam se no tempo de Mr. Jones era melhor ou pior. O resumo dos mandamentos para os ignorantes também muda: "Quatro pernas bom, duas pernas melhor", pois os porcos aprenderam a andar sobre duas pernas.

No final, os animais já nem conseguiam distinguir quem eram os porcos de quem eram os homens. Napoleão instalou uma ditadura com sua sede de poder e riqueza.

Na ótica de Napoleão, para seus objetivos de onipotência, poder absoluto, tudo passa a ser válido: mentiras, traições, mudanças nas regras por questões de conveniência pessoal etc.

Os nossos políticos (eleitores também) deveriam ler este livro para aprenderem a distinguir os porcos dos homens. Tanto o livro quanto o filme podem ser baixados da Internet. Clique aqui para baixar o livro:




6 comentários:

Anônimo disse...

TAngra,

Você se supera.

Que cultura!

resistência disse...

O livro de George Orwell refere-se à Revolução Russa e foi proibido na Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial, pois Stalin era aliado dos ingleses contra os nazistas.
No livro tem a passagem em que o porco “Napoleão”(Stalin) treinou uma matilha de dobermann (a KGB) e mandou matar o porco “Bola de Neve”(Trotski) que se encontrava em outra fazendo no exílio.
Orwell era trotskista de carteirinha!

Anônimo disse...

É uma pena que o povo não lê,não gosta de ler, não sabe ler,consequentemente, temos estes porcos no Governo de nosso Pais, Estados e Cidades.
ah! Brizola, ah Cristhovão,ah Darcy, que falta nos faz!

Anônimo disse...

Fudel! Essionar era porco que virou gente ou gente que virou porco? Gsoto dos mulçumanos com aquela regra de cortar o braço de quem rouba só para distinguir quem é quem. Porcos andando com duas pernas e com mandato de vereador, de vice prefeito parece gente.

Anônimo disse...

Li este livro quando tinha apenas 10 anos, nao fazia uma ideia completa de seu significado, mas uma frase me marcou ate hoje " No final nao se via mais diferença entre homens e porcos ".
Nao defendo partido algum, muito menos candidato, acredito que candidato bom e aquele que trabalha para o povo, o que nunca presenciei em minha vida sem ao menos ouvir algum trocadilho ou comentario nas costas do povo. Sim eu ja soube ate demais de certas eleiçoes tanto de A quanto de B, e para mim, assim como no livro, nao havia no final, diferença entre nenhum dos porcos.
Finalmente entendi que aquele candidato que quer o bem, mesmo que por apenas alguns dias ou semanas antes de se encontrar com a politica, nao passa a ser nem ao menos vereador.
Nao faço criticas ao blog, acho sim uma excelente ideia. A politica nao pode ser vista como uma corrida ou um jogo de futebol, nao ha lado vencedor, ou ao menos nao deveria haver, e sim todos vencerem.
espero que meus bsinetos tenham o prazer de acreditar que seu voto fara o bem a alguem, e nao apenas enriquecer o bolso dos porcos de todo um pais. Inacreditavel assistir um horario politico, onde suas unicas propostas sao dinheiro, dinheiro, dinheiro ( privatizaçoes, escandalos, petroleo ).
Existem paises desenvolvidos no mundo que suas taxas de impostos ultrapassam a nossa e mesmo assim sao de primeiro mundo. O governo investe em sua populaçao. O brasil faz? SIM faz, mas nao como deveria.
Alguem lendo este texto imenso, que conseguiu chegar ate aqui, ja viu o cheiro dos 7 BILHOES de royalties que o estado do rj recebe? nao, nao sao de impostos, mas faz ideia do que sao 7 bilhoes de graça? Ainda dando emprego a tantos trabalhadores do estado?
Ah, e alguem aqui antenado em enconomia tanto quanto estou, guardem bastante dinheiro, pois independentemente de que anomalia física entrar no palacio da alvorada como presidnete, nosso pais esta a beira da falencia. O governo se vangloria de ter mais de 200 bilhoes em caixa guardado para uma crise, bom digamos que bem mais da metade dele vem de investimentos privados. De quem? De investidores principalmente espanhois. O que isso tem a ver com meu post? Nada. Mas ao menos entendam que a espanha faz parte dos Piigs da europa, e sua grande maioria deve trilhoes a bancos franceses e alemaes. Pagarao o que devem? Nao. E de onde a espanha, sem dinehiro para pagar dividas, e com uma taxa de desemprego superior a 40 % vai tirar dinheiro?
Abraços a todos os angrenses, nossa terra merece pessoas que cuidem dela, independente de cor, credo ou classe social!

Monica Lima disse...

Esse livro conta direitinho a ascensão do PT no Brasil e de como os membros, os porcos, hoje estão piores, mais corruptos, mais safados do que a antiga elite que tinha o poder. E ainda fazem de tudo, como o presidente Lulla, que desrespeitou completamente a constituição e o decoro do seu cargo, para não largar o osso, impingindo uma desclassificada ignorante como a Dilma, poste escolhido pelo "macho alfa".
Aqui em Angra essa história não cabe porque quem manda ainda é a velha elite das familias antigas e escravagistas. Quem sabe quando o povinho chegar ao poder não fique igual aos porcos de "A Revolução dos Bichos" (nome em português de Animal Farm). Por enquanto temos que aguentar as familias reais e egoístas, pois Angra não é dos Reis?
Abraços